quinta-feira, 14 de abril de 2011

Junk Food: a comida lixo!

Quem nunca ouviu falar na expressão Junk-food ou comida-porcaria? Em termos nutricionais, ela se refere a alimentos ricos em calorias e gorduras saturadas e trans e pobres em fibras e nutrientes, como vitaminas e sais minerais. Sem falar dos conservantes, aromatizantes e espessantes químicos que normalmente lhes são acrescidos.
 Enfim, é junk food boa parte da comida industrializada que a gente está habituado a consumir. O grande problema da comida tipo junk food é que ela é bonita e apetitosa, dá vontade de comer, e muito; mas é um VENENO!
 Porque???

O consumo regular desse tipo de comidinhas possibilita:

  • Ganho de peso rápido e possivelmente abertura de caminho para a obesidade no futuro: As grandes quantidades de gordura ingeridas geram um acúmulo que torna-se mais e mais difícil de ser consumida pelo corpo ao longo do tempo.
  • Variação nos seus níveis de energia e metabolismo desequilibrado: As grandes quantidades de açúcares nas junk-foods podem causar uma montanha-russa no seu metabolismo, levando o pico de glicose lá em cima e logo depois ele vai lá em baixo, deixando-o sem energia.
  • Problemas de coração: Frituras, gorduras animais, gordura trans, só tem um caminho óbvio: se transformar em colesterol ruim (o LDL) e possivelmente se acumular nas suas artérias, aumentando o risco de um AVC ou um ataque cardíaco.
  • Q.I mais baixo: Estudo publicado no Journal of Epidemiology and Community Health indica que crianças com dieta rica em comida processada podem apresentar Q.I. ligeiramente mais baixo.

Além desses, diversos outros problemas podem estar associados às junk-foods. Portanto, fique atento ao seu padrão de alimentação e substitua as refeições regadas a lanches e doces diversos por algo mais saudável, além de não deixar de lado uma rotina de exercícios físicos diários, mesmo que leves.


RESISTA!

2 comentários:

  1. RESISTIR é a palavra chave! Um dica: não vai para esses lugares com muita fome! Se não, resistir fica mais complicado...

    ResponderExcluir
  2. Quando a gente acostuma nosso corpo com comida boa, depois fica difícil ingerir junk food. Ele sente os maus tratos. Fora que, malhando, fico com pena de desperdiçar meus esforços comendo besteira. Não sou radical, às vezes como, mas com certeza fico uns 3 meses ou mais sem comer. E qdo como prefiro o Subway e não uso molho. A carne já vem temperada. E me satisfaço mega super bem...

    ResponderExcluir