sexta-feira, 18 de março de 2011

Frutas secas: uma boa opção!!

As frutas desidratadas são saborosas, fáceis de serem transportadas e ótima dica para um lanchinho saudável e nutritivo entre as refeições principais. Só que não abuse, pois estas são ricas em calorias e açúcar.
As frutas desidratadas são submetidas a processos de secagem natural, exposição ao sol ou artificial, câmaras de ar, vapor, estufas ou fornos e que não perdem suas propriedades nutricionais. As fibras, minerais e açúcares permanecem preservados e ficam muito mais concentrados, daí o forte sabor adocicado e aroma.
As frutas secas mais consumidas entre os brasileiros são: o figo, banana, laranja, mamão, manga, uvas passas, ameixa, tâmaras, abacaxi, damascos, cerejas.

PROPRIEDADES DE ALGUMAS FRUTAS SECAS:

Tâmara, ameixa, uva, banana, maçã e pêra: Rica em potássio. Sua carência ou excesso pode provocar dores de cabeça e câimbras.

Banana Desidratada e nozes: Ricos em magnésio, fundamental para a absorção do cálcio.

Noz, castanha e amêndoa: Contém vitamina B1. Sua carência provoca falhas na memória e dificuldade de concentração. Possuem cobre que facilita a contração das fibras do músculo cardíaco.

Castanha-do-pará : Rica em selênio, que impede a degeneração celular, pois envolve a membrana da célula e protege o sistema imunológico.

2 comentários:

  1. Hum....... eu sou suspeita! ADORO todas essas comidinhas! =)

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  2. É mesmo Lorrany bem mais saudáveis que barrinha de ceral!!!

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