sexta-feira, 22 de abril de 2011

Consumo de ômega-3 durante a gravidez reduz risco de depressão pós-parto

A depressão pós parto, que afeta aproximadamente um quarto das mulheres que são mães e tem consequências no desenvolvimento afetivo das crianças, pode ser evitada através do consumo de ômega 3, como o salmão, durante a gravidez, revela um estudo da Universidade de Connecticut, nos EUA.

Neste novo trabalho, os investigadores analisaram os hábitos alimentares de 52 mulheres grávidas que foram divididas em dois grupos: metade tomou um placebo e à outra metade foram administrados 300 miligramas de DHA cinco dias por semana nas últimas 16 semanas de gravidez. Após o nascimento da criança, as mulheres que ingeriram o ómega 3 tiveram melhor pontuação num questionário desenvolvido para identificar os sintomas da depressão pós-parto.

Os especialistas recomendam o consumo de peixes ricos neste tipo de ácidos gordos entre dois e três dias por semana, uma vez que têm proteínas e minerais em abundância e que, como comprovam outros estudos, são benéficos para a saúde mental e para o desenvolvimento cognitivo e visual das crianças.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Junk Food: a comida lixo!

Quem nunca ouviu falar na expressão Junk-food ou comida-porcaria? Em termos nutricionais, ela se refere a alimentos ricos em calorias e gorduras saturadas e trans e pobres em fibras e nutrientes, como vitaminas e sais minerais. Sem falar dos conservantes, aromatizantes e espessantes químicos que normalmente lhes são acrescidos.
 Enfim, é junk food boa parte da comida industrializada que a gente está habituado a consumir. O grande problema da comida tipo junk food é que ela é bonita e apetitosa, dá vontade de comer, e muito; mas é um VENENO!
 Porque???

O consumo regular desse tipo de comidinhas possibilita:

  • Ganho de peso rápido e possivelmente abertura de caminho para a obesidade no futuro: As grandes quantidades de gordura ingeridas geram um acúmulo que torna-se mais e mais difícil de ser consumida pelo corpo ao longo do tempo.
  • Variação nos seus níveis de energia e metabolismo desequilibrado: As grandes quantidades de açúcares nas junk-foods podem causar uma montanha-russa no seu metabolismo, levando o pico de glicose lá em cima e logo depois ele vai lá em baixo, deixando-o sem energia.
  • Problemas de coração: Frituras, gorduras animais, gordura trans, só tem um caminho óbvio: se transformar em colesterol ruim (o LDL) e possivelmente se acumular nas suas artérias, aumentando o risco de um AVC ou um ataque cardíaco.
  • Q.I mais baixo: Estudo publicado no Journal of Epidemiology and Community Health indica que crianças com dieta rica em comida processada podem apresentar Q.I. ligeiramente mais baixo.

Além desses, diversos outros problemas podem estar associados às junk-foods. Portanto, fique atento ao seu padrão de alimentação e substitua as refeições regadas a lanches e doces diversos por algo mais saudável, além de não deixar de lado uma rotina de exercícios físicos diários, mesmo que leves.


RESISTA!