sábado, 26 de fevereiro de 2011

Grande azeitoooooooona!!

Esse pequeno fruto, um dos petiscos mais consumidos, é um estoque de benefícios para seu corpo.

Seu nome científico faz referência à sua composição e sua origem, assim, “Olea” é a palavra latina para petróleo, refletindo o alto teor de gordura da azeitona e “europea” que se refere à origem mediterrânica das azeitonas. A oliveira foi trazida ao Brasil por imigrantes, há quase dois séculos.

Cerca de 25% de sua composição é azeite de oliva, rico em ácidos graxos insaturados, como o ômega-3, que são benéficos para aumentar os níveis de HDL (“bom colesterol”) ,e assim, diminuir os riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, é rica em vitaminas A, B1, E, D, e minerais tais como: potássio, sódio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro. São igualmente ricas em compostos antioxidantes, carotenoides e polifenois.

A azeitona contribui para a saciedade e o funcionamento do intestino, sendo que a azeitona verde é adstringente e a preta é laxativa, além de que os fitosteróis presentes, inibem o envelhecimento celular. Porém, apesar de seus efeitos benéficos, o consumo frequente não é aconselhado a pessoas com excesso de peso, dado o seu valor calórico, e atentando ao valor de sódio, a azeitona deve ser consumida como moderação por pessoas que sofram de hipertensão arterial.

A azeitona é composta principalmente por gordura, o que a torna muito calórica, por isso, o melhor é beliscá-la como aperitivo e acrescentá-la aos pratos de carnes, massas e saladas.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Comer fora de casa, e agora?

Com a correria do dia-a-dia alimentar-se em casa é quase um privilégio. O resultado então é comer em restaurantes, lanchonetes, “barraquinhas” e afins... e o resultado? A maioria das pessoas não sabem (ou não querem) fazer escolhas saudáveis. Porém, o almoço no restaurante, o sanduíche na cafeteria ou a comida pedida pelo telefone não são desculpas para descuidar da alimentação.
Uma má alimentação (tenha sempre isso em mente) prejudica o desempenho no trabalho, nos estudos, e nas atividades de lazer (inclusive!). Então saiba tirar máximo aproveito da praticidade dos restaurantes e garanta sua saúde!


ü      1° passo: Escolha um restaurante que lhe inspire confiança, ou seja, observe bem a higiene do local.

ü      2° passo: Não vá faminto ao restaurante, isso muda suas escolhas. Lembre-se de fazer os lanches na hora certa, afinal uma alimentação equilibrada deve ser fracionada.

ü      3° passo: Evite comer peixes crus, saladas com maionese e patês e pratos e molhos frios preparados com ovos crus; o perigo de contaminação é grande.

ü      4° passo: Procure montar seu prato o mais colorido possível. Assim ele se torna muito mais atraente e nutritivo. Combine alimentos de forma harmônica e preocupe-se com o sabor, cor e consistência.

ü      5° passo: Lembre-se um prato saudável deve ser compostos por todos os grupos de alimentos, consuma carboidratos, proteína, grãos, verduras e legumes, e não exagere na quantidade.

ü      6° passo: Dê preferência para preparações como: grelhados, cozidos e assados.

ü      7° passo: Não consuma alimentos excessivamente gordurosos na mesma refeição. Você vai trabalhar ou estudar depois e, como as gorduras demoram mais para serem digeridas, isso poderá dar sonolência, prejudicando a sua concentração e rendimento.

ü      8° passo: De sobremesa opte pela fruta, salada de frutas ou gelatina. Frutas desidratadas também é uma ótima opção para driblar a vontade de comer doces.

ü      9° passo: Evite o excesso de líquidos durante as refeições, mas, se você faz questão deles, evite bebidas gaseificadas. Opte por sucos naturais.

ü      10° passo: Por fim, mastigue lentamente os alimentos. E acredite: aquele prato enorme não precisa ser completamente cheio.

ATENÇÃO: se chegou pela janela do carro, esqueça,  não é comida, principalmente se tiver o mesmo nome em todas as línguas: Big Mac, Cheetos, Big King, Pringles, etc.

                                                                                Bon Appétit

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Refresque-se

Dicas de bebidas que, além de gostosas e saudáveis, vão refrescar o seu verão...

Suco de abacaxi com cenoura

Ingredientes:
- 2 unidades de cenouras (240 g)
- 1/2 unidade de abacaxi
- 1/2 litro de água

Modo de preparo:

1. Higienizar o abacaxi e a cenoura.
2. Bater tudo no liquidificador.
3. Não é necessário adoçar.

Rendimento: 4 copos de 300 ml.

Refresco de laranja com cenoura 

Ingredientes:
- 3 unidades de cenoura
- 1 unidade de laranja
- 1/2 copo de suco de limão
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 1 litro de água

Modo de preparo:
1. Ralar as cenouras no ralo fino.
2. Descascar a laranja e cortar em pequenos pedaços.
3. Juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater por alguns
minutos.
4. Coar e pronto.

Rendimento: 8 copos de 200 g

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Diga sim (SEM EXCESSOS) ao fast-food!

Fast-food saudável é uma novidade que vem ganhando força, pois ao mesmo tempo em que busca uma alimentação rápida, o consumidor está mais preocupado com o conteúdo nutricional da refeição e o efeito dela na sua saúde. Hoje já é uma tendência lojas de fast-foods especializadas em saladas e grelhados.
Mas também é possível montar uma alimentação legal em qualquer lugar desde que tenha a proporção adequada de nutrientes e o tamanho certo. Delicie-se com algumas opções:
Pizzaria: Peça massa fina com recheios magros, como peito de peru, atum e verduras, como escarola e rúcula. Dê preferência a queijos brancos. Lembre-se de evitar calabresa, quatro queijos e bordas recheadas.
                                             Em vez disso...          ...Isso
Comida chinesa: O yakissoba é uma boa pedida! Pode-se considera-lo uma refeição completa, com carboidratos, proteína e vegetais. Evite rolinho primavera e frutas caramelizadas, são extremamente calóricos e ricos em gorduras e açúcares, respectivamente. Olhos abertos para o shoyu, este é riquíssimo em sódio, uma opção é substituí-lo pelo shoyu light, com menos sódio.
                                             Em vez disso...          ...Isso

Lanchonete: Hambúrguer GRELHADO de frango, peru ou carne bovina magra, no prato ou pão integral. Diga NÃO às fritas! Evite também maionese. Ketchup e afins... Estes são ricos em colesterol, conservantes e outras coisinhas que você não vai querer dentro de você.
                                             Em vez disso...          ...Isso

Árabe: Peça um tabule, é rico em fibras e te ajuda a controlar o colesterol. Quibe ASSADO e esfiha de verdura também são boas opções. Evite os alimentos ricos em gordura.
                                             Em vez disso...      ...Isso

O consumo excessivo de fast food é desaconselhável, porém esse tipo de alimento pode ser incluído com moderação na dieta, fomentando o bem-estar e o equilíbrio psicológico do indivíduo que comerá com prazer aquilo que agrada ao paladar.
                                                           Enfim... APRECIE COM MODERAÇÃO!